terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Aeroclube de Sorocaba - Adoooro!

  Como tudo começou...


O Aeroclube de Sorocaba foi fundado em 05 de maio de 1942, por iniciativa de alguns entusiastas que se engajaram na campanha "De Asas Para o Brasil", capitaneada pelo jornalista e empresário Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Melo. Seus fundadores foram: Irse Mencacci, Virgínio Montezzo, Floriano Pacheco, Jurandir Baddini Rocha, Paulo Pereira Ignácio, Otaviano Pereira da Silva, Álvaro de Moura, Antônio Lopes Oliveira Filho, José Luiz Pereira, Canavarro Pereira da Cunha Filho e Francisco Weiss.

A criação do Aeroclube teve outros importantes colaboradores, como o Sr. Adolfo Frederico Schleifer, que doou parte do terreno, e o Capitão Sr. Augusto César do Nascimento Filho, Prefeito Municipal na época e que participou ativamente da sua instalação.

O Bispo Dom José Carlos de Aguirre e os Senhores Severino Pereira da Silva, Antônio Pereira Ignácio, Benedicto Manhães Barreto, Francisco Salles Gomes Júnior, Normam Waugh e Luiz Pinto Thomaz foram aclamados patronos do Aeroclube de Sorocaba, pelas suas contribuições.

O primeiro hangar, projetado pelo Engenheiro Alexandre Albuquerque, da Politécnica, foi coberto com armação em tesouras de madeira com 25 metros de extensão, obtendo na época o maior vão livre do Brasil, batendo o recorde anterior de 23 metros.
O primeiro avião do Aeroclube foi doado pelo empresário pernambucano Sr. Valentim Bouças. Era um Piper monomotor de fabricação norte-americana, modelo CUB, matrícula PP-TMA. O primeiro instrutor de pilotagem foi o Sr. José Mesquita de Barros. O primeiro piloto brevetado pelo Aeroclube foi o Sr. Benedito Almeida Santos.

Grandes personalidades passaram pela Escola de Pilotagem do Aeroclube de Sorocaba, dentre elas o célebre Alberto Bertelli, que foi inclusive um dos seus instrutores e que conseguiu grande projeção no Brasil como piloto de acrobacia aérea. Outros tantos pilotos da aviação militar e comercial iniciaram carreira também no Aeroclube, a exemplo do Ex-presidente do Superior Tribunal Militar de Brasília, Ministro e Tenente Brigadeiro Cherubim Rosa Filho, que foi aluno da Escola de Pilotagem, com a matrícula de número 22.

Alberto Bertelli - Gênio das acrobacias
 
Natural de São Roque, nascido em 03 de outubro de 1914, residia em Registro, SP, quando veio para Sorocaba dar instrução na Escola de Pilotagem. Aqui, aprimorou-se na sua especialidade, os vôos acrobáticos, usando o bi plano Bucker do Aeroclube, na época um dos poucos existentes no Brasil.
Brevetado como Piloto Comercial em 1944, foi instrutor em diversos aeroclubes, piloto de provas do Instituto de Pesquisas Tecnológicas e da Universidade de São Carlos, piloto de táxi aéreo na região do Vale da Ribeira e instrutor na Escola de Planadores do Clube Politécnico de Planadores de São Paulo. Extremamente técnico no comando de aeronaves, ministrou instrução para militares oficiais da reserva, no CPOR, durante o período final da segunda guerra mundial. Participou de praticamente todas as festas aviatórias da sua época, sempre se destacando pela sua habilidade, competência e ousadia aérea, ultrapassando a marca de 2.000 exibições. Colecionou grande número de troféus, medalhas e menções honrosas. Também amante da música, nos momento de lazer gostava de tocar clarinete. m 1947 foi Campeão Sul Americano de Acrobacias Aéreas. Sob convite especial integrou por longos anos a famosa Esquadrilha da Fumaça, da FAB - Força Aérea Brasileira, participando de todos os seus shows aéreos. Pelos benefícios que trouxe para a aviação civil e militar, a FAB o agraciou com o título honorífico de Brigadeiro do Ar. Nas comemorações da Semana da Asa de 1949 e a convite do Ministério da Aeronáutica, foi o único brasileiro a se apresentar no Congresso Internacional de Aeronáutica Civil e também na Revoada Pan-americana.
Único brasileiro com projeção mundial em acrobacias aéreas foi destacado por convite especial para  apresentar-se no Salão Aero Espacial do Brasil, evento internacional acontecido em São José dos Campos em 1972. Sorocaba e o seu Aeroclube orgulham-se de fazer parte da carreira desse mito  da aviação brasileira.
 


Jornais da época mostravam o Bucker em que Bertelli voava, sempre em atitude de acrobacia. Carinhosamente os seus amigos citavam que "O vôo de cruzeiro do Bertelli é sempre de dorso", como mostrado na foto.



A história, contada passo a passo... 
1915 - O primeiro pouso: consta que o primeiro piloto que aterrizou em Sorocaba foi L. Borgaman, em setembro de 1915. Com a sua aeronave danificada, abandonou a cidade em 1916, deixando aqui o mecânico Elígio Benini e o marceneiro "Caramba", com a incumbência de recuperar o avião, que depois teria sido consertado mediante subscrição popular.
1920 - Notícia significativa, que envolveu Sorocaba: em 22.12.1920 foi instituída uma competição aérea entre São Paulo e Buenos Aires, onde venceria quem primeiro completasse aquele percurso, então ainda inédito. Habilitaram-se para participar, Edu Chaves pelo Brasil e Hearnes pela Argentina. Com algumas horas de vantagem, Hearnes partiu de Buenos Aires. A antecipação inicial praticamente assegurava a sua vitória. Porém, não conhecendo São Paulo e com a única informação de que era uma grande cidade com bondes circulando por suas avenidas, enganou-se ao sobrevoar Sorocaba. Vendo os bondes nas ruas, pensou ter chegado ao seu destino. Escolheu para o seu pouso uma área no antigo bairro do Tinga, onde bateu inesperadamente em um cupinzeiro, envolvendo-se em acidente que avariou o seu avião. Mesmo saindo de São Paulo com larga desvantagem inicial, Edu Chaves terminou por vencer a competição.
As primeiras pistas: já na época privilegiada por excelente clima e ótima visibilidade, predominando por todo o ano, a aviação desenvolveu-se rapidamente em Sorocaba. A história registra pousos em áreas improvisadas, no bairro do Além Ponte e também no Cerrado. Neste último, em local conhecido como Itanguá, foi aberta a primeira pista de pouso. Por ocasião da Segunda Grande Guerra nova pista foi construída, no mesmo local de hoje, sob o nome de Aeroporto Araçoiaba.
20.12.1934: uma correspondência de Campo Largo, hoje Araçoiaba da Serra, noticiava as avarias ocorridas no avião "Aimorés", durante aterrissagem de emergência feita em área daquela cidade. Os maiores danos na aeronave foram a hélice quebrada e os pneus estourados. Marques, o piloto, veio a Sorocaba procurar os meios para reparar o seu avião, mas, como em todos os locais da época, quase nada existia para isso. Marques contou com a solidariedade dos comerciantes locais. Foi socorrido pela Companhia de Automóveis Irmãos Notari, que imediatamente encomendou os pneus específicos. A Marcenaria Moderna, de João Guarília, forneceu a hélice, a primeira produzida em Sorocaba, construída artesanalmente pelo Guaríglia, que, assim, deu um primeiro passo em direção ao futuro parque aeronáutico que viria a existir na cidade. 

05.05.1942: foi inaugurado o Aeroclube de Sorocaba, em reunião no salão do Gabinete de Leitura Sorocabano, com a participação do Prefeito Capitão Augusto Cezar do Nascimento Filho.
01.09.1942: ativada a Escola de Pilotagem, com 40 (quarenta) alunos inscritos, tendo como instrutor o Sr. José Mesquita Barros.
27.12.1942: era costume da época, realizar uma comemoração ao completar a cobertura de uma nova construção, com bebidas e churrasco oferecidos aos seus trabalhadores, tradicionalmente chamada de "Festa da Cumeeira". Naquela data foi realizada essa festa, pela cobertura do primeiro hangar do aeroporto da cidade, com grande pompa e destaque, tendo a presença de políticos e importantes personalidades, que marcaram o acontecimento alternando os generosos pratos e os copos fartamente cheios, com longos discursos.
           27.03.1943: chega a Sorocaba o avião "Stinson 105", batizado com o nome de "Cidade de  Sorocaba".

21.06.1943: brevetado o primeiro grupo de pilotos no Aeroclube de Sorocaba.

                1985: iniciadas as obras para a pavimentação asfáltica da pista do Aeroporto.

                  09.11.1986: realizada a entrega solene da pavimentação da pista do Aeroporto.
03.06.1996: a TAM Linhas Aéreas estabelece a primeira linha aérea diária entre Sorocaba e Joinville,
com a aeronave Cessna Caravan, para 12 passageiros.

Hoje batizado de Aeroporto Bertran Luiz Leupolz, em homenagem a esse pioneiro na criação em Sorocaba do Parque Aeronáutico, com construção de aeronaves e oficinas especializadas, está situado a 4 (quatro) quilômetros do centro da cidade e, nas áreas públicas é administrado pelo DAESP - Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo, e pelos proprietários e empresários nas áreas particulares, contando também com os serviços da APROHAPAS - Associação dos Proprietários de Hangares Particulares do Aeroporto de Sorocaba, que congrega 25 empresas ativas em 29 hangares, responsáveis por 330 empregos diretos e 600 indiretos.
Foto: Arquivo Pessoal - Debora
O seu parque aeronáutico está localizado a oeste da pista principal, em aproximadamente 200.000 m2. Todas as áreas são servidas por pistas de táxi, pavimentadas, para as aeronaves. As suas facilidades incluem balizamento para operações noturnas, farol rotativo, biruta iluminada e outras.

Foto: Arquivo Pessoal - Debora
Além do Aeroclube o aeroporto comporta hoje dezenas de empresas, com atividades diversas dentre as quais, a locação de espaço para hangaragens de aeronaves, compra, venda e locação de aviões, transporte de passageiros, cargas e malotes de documentos, além de acolher várias empresas importantes, que operam na construção e manutenção de aeronaves, atendendo a motores convencionais, turbinas, estrutura, circuitos elétricos e eletrônicos, hidráulica, painéis, pintura, reformas de interiores, tapeçaria e outros.

O aeroporto já tem forte tendência de se transformar em pólo aeronáutico internacional para a manutenção de aeronaves, equipamentos eletrônicos e acessórios de aviões. Empresas nacionais e internacionais estão instaladas e seu número vem crescendo, prestando serviços para todo o mercado latino-americano. Já na condição de ser eficiente e segura alternativa para as aeronaves de pequeno e médio porte que operam na capital, quando realizada a já programada ampliação da sua pista, passará a ser alternativa também para as aeronaves de grande porte, dos aeroportos de Guarulhos, Congonhas e Viracopos, que constantemente tem sérios problemas climáticos e de visibilidade restrita, enquanto o aeródromo de Sorocaba permanece claro e límpido.

Além de tuuuuudo isso ainda tem um restaurante delicioso, com vista para a pista, onde vc pode se deliciar, tanto com a gastronomia local, quanto com os pousos e decolagens, de aeronaves de carga e instrução. Enfim, é um lugar que vale a pena conhecer. 

Um beijo, bom carnaval pra quem gosta e bom descanso pra quem, como eu, prefere a paz. 

Até a próxima! *_*