terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Acidentes Aéreos no Brasil

De 1960 até hoje, veja abaixo quais foram os acidentes que deixaram mais de 50 mortos em nosso país.


17 Julho de 2007 - São Paulo - 199 mortos
O Airbus A320 da TAM, voo 3054, vindo de Porto Alegre, não conseguiu pousar no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, atravessou a pista e colidiu contra um hangar da própria companhia área. Morreram no acidente as 187 pessoas a bordo da aeronave e outras 12 que estavam no edifício atingido

29 de setembro de 2006 - Mato Grosso - 154 mortos 
O Boeing B737-800 da Gol, voo 1907, saiu de Manaus (AM) rumo a Brasília, mas no ar colidiu com um jato Legacy, da Embraer, e caiu na Serra do Cachimbo, no Mato Grosso. Todos os 154 ocupantes morreram

31 de outubro de 1996 - São Paulo - 99 mortos
Após apresentar problemas no reverso, um Fokker 100 da TAM, que saiu de São Paulo e tinha como destino o Rio Janeiro, caiu sobre casas na região do Jabaquara, zona sul paulista. Morreram os 96 ocupantes e mais três pessoas em terra

8 de junho de 1992 - Serra da Ataranha (CE) – 137 mortos
O Boieng 727-212, voo 168, da Vasp, saiu de São Paulo, fez escala no Rio de Janeiro e a 8 km da cidade de Pacatuba, seu destino final, se chocou contra uma montanha da Serra de Ataranha, na região metropolitana de Fortaleza (CE). Todos os 137 passageiros a bordo morreram

12 de abril de 1980 – Florianópolis – 54 mortos
O Boieng 727- 27C da Transbrasil decolou de Congonhas (SP) e se preparava para pousar no aeroporto de Florianópolis quando colidiu com o Morro da Virgínia, a 600 metros de altitude, no norte da cidade. A área de difícil acesso dificultou o acesso dos bombeiros e o resgate das vítimas. Apenas 4 das 58 pessoas a bordo conseguiram sobreviver

Junho 1960 – Rio de Janeiro – 53 mortos 
O avião da Companhia Real, do modelo Convair, caiu na Baia de Guanabara, Rio de Janeiro, matando 53 pessoas

Fevereiro 1960 – Rio de Janeiro – 61 mortos
Em fevereiro, outro avião da Companhia Real sofreu acidente no Rio de Janeiro. A aeronave Douglas (skymaster) se chocou contra um quadrimotor da Marinha dos Estados Unidos no Rio matando 61 pessoas 


Embora todos tenhamos consciência de que o transporte aéreo é o mais seguro, imprevistos acontecem. Falha humana, falha técnica, acaso. A postagem de hoje não tem a intenção de chocar ninguém, mas simplesmente informar, a quem se interessar, claro. Confesso que me sinto melhor postando coisas legais. História da aviação é meu assunto favorito. Inclusive pretendo falar mais sobre o Skymaster em uma próxima oportunidade. A postagem de hoje deixou uma sensação de vulnerabilidade, e acima de tudo reforçou a ideia da fragilidade de nossas vidas. Em um instante, muda tudo. Devemos então, aproveitar cada segundo. E o que é aproveitar cada segundo? Simples: Estar com quem se gosta, ser gentil, sorrir mais,  presentear as pessoas que são importantes pra você, passear, abraçar, sentir o vento no rosto, sentir a brisa do mar. Comer seu prato favorito, de preferência bem acompanhado. Amar mais, se doar mais. Trabalhar com alegria, agradecer pela vida. 

♥ Um abraço em cada um e até a próxima!

*_*

sábado, 2 de fevereiro de 2013

Yes, estamos crescendo! Ampliação do Salgado Filho, em Porto Alegre.


Pátio das aeronaves e balcões de check-in serão reformados. Estima-se que em 2014, cerca de 9 milhões de pessoas passem por aqui.

As obras de ampliação do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre - RS, começam no dia 25 de fevereiro. A Infraero emitiu nesta sexta-feira, a ordem de serviço para o início dos trabalhos, que terão a duração de 14 meses. As reformas permitirão que haja mais sete posições para aeronaves na pista, que atualmente tem estrutura para 25, sendo cinco com pontes de embarque.


A obra, que será executada pelo consórcio vencedor da licitação da contratação integrada, prevista no Regime Diferenciado de Contratações (RDC), terá um custo aproximado de R$ 79,6 milhões.


Na ampliação, estão previstas mais duas pontes de embarque, 18 balcões de check-in, outras seis novas escadas rolantes e elevadores, além de novas esteiras. O edital de licitação deve ser publicado até março.

O Salgado Filho possui capacidade para receber até 13,1 milhões de passageiros por ano. O investimento mais recente foi a construção de uma nova área de check-in e de embarque. Em 2012, 8,2 milhões de viajantes passaram pelo terminal. Para 2014 são esperados 8,8 milhões de passageiros, incluindo a movimentação decorrente da Copa do Mundo.



Segurança
A atualização do sistema de pousos por instrumentos (ILS) do Salgado Filho (passando da categoria I para a II) deverá estar concluída ainda no primeiro semestre deste ano, com R$ 37,2 milhões em investimentos na parte de infraestrutura de pista e de balizamento. Isso melhorará as condições para pousos em condições meteorológicas adversas.
A Infraero destaca que após a instalação dos equipamentos, o sistema deverá ser avaliado e homologado pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) e pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Com o aprimoramento, as condições mínimas passarão de 550 metros de visibilidade e teto de 60 metros (do atual ILS Categoria I) para 300 metros de visibilidade e teto de 30 metros (Categoria II).
Bom, espero que os contratos sejam cumpridos, bem como os prazos. Sabe-se que ampliação de aeroporto não é algo tão simples assim. E sabe-se também que nas entrelinhas existem coisas que nós, simples mortais, custamos a entender. Um dado interessante, e porque não dizer curioso disso tudo é que existe a preocupação com uma certa licitação para instalação de uma lanchonete de 'frozen yogurt' no antigo Terminal 2 do Salgado Filho. Tudo bem, concordo que toda melhoria é válida, e quanto mais opções, melhor para o cliente. Mas já que se quer incrementar os serviços, deveria licitar uma lanchonete, um restaurante, mas limitando-se a não especificar o ramo. Frozen Yogurt? Fala sério. 
Vamos aguardar, para ver o final disso tudo. Quando estiver pronto, quero visitar para ver se o investimento valeu a pena. 

Bom final de semana e até outra hora.   o/
:D