sábado, 17 de setembro de 2011

O último vôo do Concorde


 O Concorde tinha um jeito só dele. Todo especial. Tocava o solo, como um cavalheiro, tocando uma dama, todo cuidadoso. Não se via poeira quanto seu trem de pouso encostava no chão. Um verdadeiro gentleman, apesar de toda a sua força e potência. Elegante, imponente, poderoso. 


Em 21 de janeiro de 1976 o Concorde começou seus voos comerciais, com um voo ligando Paris ao Rio de Janeiro (fazendo uma escala em Dakar). Voar no Concorde era uma experiência única. Tendo uma velocidade de cruzeiro em torno de 2,5 vezes a de qualquer aeronave de passageiros (1.150 nós contra 450 nós, sendo 1.292 nós o recorde em 19 de Dezembro de 1985), ele foi capaz de um feito memorável: um Concorde e um Boeing 747 da Air France decolaram ao mesmo tempo, o Concorde de Boston e o Boeing 747 de Paris. O Concorde chegou em Paris, ficou uma hora no solo, a tripulação teve tempo de refazer a make, tomar café e fazer xixi,  e retornou a Boston, pousando 11 minutos antes do Boeing 747. Ou seja, sambou de salto agulha na cara do Boeing 747. Adoro.

O Concorde foi um dos dois aviões supersônicos de passageiros que operaram na história da aviação comercial, sendo o outro o soviético Tupolev Tu-144. Possuía uma velocidade de cruzeiro de Mach 2.04 algo entre 2.346 km/h e 2.652 km/h, e um teto operacional de 17.700 metros de altura (aproximadamente 58.070 pés). Voos comerciais começaram em 21 de janeiro de 1976 e terminaram em 24 de outubro de 2003. Foi operado apenas pela Air France e British Airways.
Fabricante França Aerospatiale e Reino Unido BAC
Capacidade 100 passageiros
Custo unitário 46 milhões de dólares
Comprimento 62 metros
Envergadura 25,6 metros
Altura 12,2 metros
Velocidade máxima Max. Mach 2.2. 1.450 mph / 2.330 km/h - Cruzeiro Mach 2.02 (1.320 mph / 2.124 km) km/h
Altura máxima de voo 18.300 metros
Peso máx. decolagem 185.070 kg


































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