domingo, 25 de setembro de 2011

Esquadrilha da Fumaça - É bom e eu gosto!!

Motivo de orgulho para os brasileiros, a Esquadrilha da Fumaça, formou-se na década de 50 por iniciativa do ainda Tenente Mário Sobrinho Domenech, instrutor da Escola de Aeronáutica do Campo dos Afonsos, juntamente com mais três Tenentes aviadores da Força Aérea Brasileira que, durante suas folgas, treinavam acrobacias em grupo. Esses treinos proporcionavam aos cadetes a familiaridade e confiança no equipamento que iriam utilizar.  No início os aviões usados eram os T6-Texan, monomotor destinado ao treinamento de pilotos e em combate durante a Segunda Guerra Mundial. Apesar de ter origem americana o T6 foi produzido no Brasil entre 1946-1951 e utilizado pela Força Aérea Brasileira – FAB - de 1947 a 1976.

 Com as aeronaves NA T-6, eram executadas manobras de precisão como "Loopings" e "Tounneaux" com duas aeronaves. Posteriormente, após os comentários em terra, onde discutiam todos os detalhes, os aviadores passaram a voar com três aeronaves e, finalmente, com quatro.
Em 14 de maio de 1952, foi realizada a primeira demonstração oficial do grupo.
Após algumas apresentações, percebeu-se a necessidade de proporcionar ao público uma melhor visualização das manobras executadas. Com isso, em 1953, acrescentou-se aos NA T-6, um tanque de óleo exclusivo para a produção de fumaça. Foi assim que os cadetes e o público, carinhosamente, batizaram a equipe de Esquadrilha da Fumaça. A primeira escrita foi a sigla FAB, nos céus da praia de Copacabana.
 Em 8 de dezembro de 1983, foram adquiridos os EMB-312 Tucano da Embraer, aeronave utilizada até os dias de hoje.
Com o tempo, as aeronaves e as acrobacias mudaram. Embora com uma estrutura bastante diferenciada do início, a essência da Esquadrilha mantém preservado o espírito de arrojo e determinação do grupo, procurando resguardar, hoje, os princípios que lhe deram sustentação ao longo da sua existência.
Capacetes utilizados pelos pilotos durante as acrobacias.
Em 02 de abril de 2010, uma grande perda na Esquadrilha da Fumaça. Faleceu o Piloto Anderson Amaro Fernandes, em colisão com o solo, durante uma apresentação. Anderson Amaro tinha 4000 horas de vôo, 230 apresentações e era piloto de ataque integrando a ala direita da esquadrilha, quando em formação aérea. Era cearense, de Fortaleza e tinha 33 anos.

Piloto Anderson Amaro Fernandes, uma grande perda.
Diante do reconhecimento nacional e internacional, a Esquadrilha da Fumaça concretizou-se como instrumento de Relações Públicas da FAB, atingindo um lugar de destaque nos principais meios de comunicação dos países por onde passa.
Sem dúvida, a maestria, ousadia, coragem e competência desses heróis, deixam qualquer um de queixo caído. A Esquadrilha da Fumaça conquistou entusiastas em todo o mundo, e sendo referência de concentração, disciplina, companheirismo e exemplar trabalho em equipe, a quem deseja ingressar nesse mundo, das máquinas voadoras.

Aprenda aqui a fazer um T-27 Tucano de papel, se vc tem habilidades manuais. E se não tem habilidades também pode tentar. Eu garanto que vai ser divertido.
http://esquadrilhadafumaca.com.br/souvenirs/13-dobraduras-papercraft/9-t-27-tucano.html

Espero que tenham gostado! Até a próxima semana. :)



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