sábado, 1 de outubro de 2011

Anésia Pinheiro Machado - Primeiro vôo comercial genuinamente feminino sob o nosso céu.

Anésia Pinheiro Machado 1902 - 1999
Anésia Pinheiro Machado foi a primeira mulher a trabalhar como aviadora no Brasil. Iniciou seus estudos em 1921 e já no ano seguinte recebia seu brevet internacional pelo Aero Club do Brasil. Ainda no mesmo ano, realizou seu primeiro voo interestadual de São Paulo ao Rio de Janeiro, como parte das comemorações do centenário da Independência do Brasil, e participou de uma apresentação de acrobacias aéreas.Por estes feitos, foi pessoalmente homenageada por Santos Dumont.
Carta de Santos Dumont cumprimentando Anésia, após o vôo SP/RJ
Na mesma ocasião, Santos Dumont presenteou Anésia com uma medalha de ouro, réplica de uma que ele próprio havia recebido da Princesa Isabel, e que Anésia levou sempre consigo ao longo de toda sua vida, por considerá-la seu amuleto de boa sorte.

Clique para ampliarÚnica aviadora brasileira integrante das "NINETY-NINES" - (99"S), Organização Internacional de Aviadoras, bem como de outras entidades e associações de aviação nos Estados Unidos, participou de todas as convenções e congressos do setor. Teve a oportunidade de ser entrevistada por toda a imprensa falada e escrita e compareceu a programas de televisão, onde falou sobre seus feitos pioneiros.

Como convidada de honra, compareceu à solenidade oficial do início das comemorações do ANO INTERNACIONAL DA MULHER, realizada em Washington. D.C., em 11 de janeiro de 1975.

Recebeu um convite especial para representar a aviação civil e esportiva do Brasil, nas solenidades de início das comemorações do bicentenário dos Estados Unidos. A cerimônia, promovida pelas "99's", realizou-se em Atchison (cidade natal de Amelia Earhart), em Kansas, e foi presidida por autoridades estaduais e municipais.
Em 1976, novamente convidada para representar o Brasil, esteve presente à solenidade oficial da inauguração da "FLORESTA INTERNACIONAL DA AMIZADE" que aconteceu na cidade de Atchison, Kansas, presidida pelo Governador do Estado. Esta inauguração fazia parte da programação dos festejos do bicentenário.

Clique para ampliarNa "FLORESTA INTERNACIONAL DA AMIZADE", plantou a "ÁRVORE DO BRASIL" e ofereceu à municipalidade uma bandeira brasileira. 
Brevet de Anésia Pinheiro Machado emitido em 1925 quando a mesma tinha 18 anos.


Anésia foi, sem dúvida, uma das mulheres mais ousadas e corajosas de sua época. Quebrando preconceitos e desmistificando a velha máxima de que a mulher era o sexo frágil. Ao longo de sua carreira como aviadora, conquistou medalhas, condecorações, homenagens e reconhecimento, por onde passou. 
Anésia falaceu em Brasilia, em 10 de maio de 1999 e a urna com suas cinzas está depositada no Museu de Cabangu, na cidade de Santos Dumont, MG. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário