domingo, 30 de outubro de 2011

Aeromodelismo - Ah, essa paixão....


Aeromodelismo é o conjunto de atividades que envolvem a construção e o voo de modelos, em escala reduzida (modelismo), de aeronaves e espaçonaves (aviões, balões, foguetes, etc.). É um tipo de miniaturismo. Existem várias categorias de aeromodelismo:
  • VCC - voo circular controlado, no qual o aeromodelo fica ligado ao aeromodelista por meio de cabos;
  • Radiocontrolado - o aeromodelo é controlado por meio de um transmissor de radiofrequências;
  • Voo livre - o aeromodelo, depois de lançado, não sofre mais nenhuma interferência por parte do aeromodelista. Pode ser aeromodelo com motor, com elástico ou sem propulsão própria.
Atualmente a categoria mais praticada de aeromodelismo é o radiocontrolado (RC), que divide-se basicamente em três modalidades, que se diferem pelo seu tipo de motor:
Aeromodelos com motores a explosão (combustão interna) - que podem chegar a escalas maiores que 50% das dimensões reais de uma aeronave.
Aeromodelos com motores elétricos - utilizam alta tecnologia, como por exemplo baterias de Polímero de Lítio (LiPo), motores "brushless" (sem escovas), e têm como um dos diferenciais a possibilidade de construir modelos com tamanho e peso reduzidos, como na classe micro, que engloba aeromodelos minúsculos, que chegam a pesar apenas 4 gramas e ter 15 centímetros de envergadura.
Apesar do destaque principalmente para modelos menores, a atual geração de motores brushless e baterias LiPo e LiFePo permitem a utilização de motorização elétrica em modelos nas mais diferentes escalas, chegando a mais de 10m de envergadura.
Para iniciar na prática do aeromodelismo é absolutamente necessária a orientação de um instrutor. Jamais tente voar o seu modelo sozinho pois é prejuízo na certa. Existem grupos de aeromodelistas / empresas que  mantém a disposição dos interessados instrutores habilitados e prontos a fornecer toda orientação necessária aos iniciantes, desde a aquisição do equipamento até as aulas de vôo práticas.
Todas as aulas são dadas através de cabo trainer, que liga dois rádio controles num comando duplo para que o aluno tenha toda segurança no aprendizado, sem colocar o seu modelo em risco. Valores das aulas e horários disponíveis deverão ser agendados diretamente com os instrutores.



  Como escolher um aeromodelo para iniciar?

O primeiro passo para iniciar no aeromodelismo é claro, é a escolha do aeromodelo. É importante começar com o aeromodelo certo. O primeiro aeromodelo deve ser um treinador, pois são modelos com características de vôo voltadas para o aprendiz. O típico treinador é um modelo de asa alta  que utiliza um rádio de 4 canais e motor na classe .40.  Existem no mercado vários modelos desta categoria, entre nacionais e importados.

Um ponto importante a ser observado é o material de que é feito o modelo. Os materiais mais comuns são a madeira balsa, e a fibra de vidro com asas em isopor chapeado em madeira. Ambos tem suas vantagens e desvantagens. O Avião feito em fibra de vidro, normalmente é mais barato, porém em caso de necessitar de reparo exige um profissional que trabalhe com fibra de vidro. Dependendo do dano o conserto pode ser inviável, devido ao acréscimo de peso. O modelo em madeira normalmente custa mais caro, mas é mais fácil de consertar e dificilmente o dano será irrecuperável.

Um erro muito comum é  o iniciante se empolgar com modelos sofisticados, em geral modelo escala de algum avião real ou mesmo acrobáticos de alta performance. Acontece que estes  modelos  não são indicados para quem esta começando, pois normalmente são modelos que exigem experiência de pilotagem. Lembre-se que o objetivo do seu primeiro avião é o aprendizado da pilotagem, e com certeza o seu primeiro modelo estará sujeitos aos ´trancos e barrancos´ comuns a quem está aprendendo.

Outro erro que muitos iniciantes acabam fazendo é ver ofertas milagrosas , normalmente em sites de venda na internet. O que não falta são anúncios do tipo "AEROMODELO COMPLETO A PREÇO DE BANANA".  Salvo raríssimas exceções, este aviões não podem ser considerados aeromodelos, e sim brinquedos que as vezes até voam, mas de uma maneira precária, que passa longe das características de um aeromodelo.


Aeromodelismo é praticado por apaixonados pela arte de voar, mas sobretudo pelos amantes da prática de "voar com os pés no chão". Uma curiosidade é que grande parte dos aeromodelistas, são pilotos, ou amantes de aviação, mas outra parte considerável, é formada por pessoas que têm medo de estar nas alturas, ou nunca voaram em um avião de verdade. 

 
AirBus A380 - Aeromodelo

Brinquedinho de Adulto 

Como em qualquer outra atividade ou hobby, o importante é ser feliz. Amante das alturas ou não, se você gosta, compre seu aeromodelo e divirta-se.  *__*    Beijinhos e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário