domingo, 16 de outubro de 2011

Helicópteros - O que você sabe sobre eles?


Os helicópteros são máquinas muito versáteis, que permitem ao piloto acesso completo ao espaço tridimensional - de uma forma impossível para um avião. Se você alguma vez já pilotou um helicóptero, sabe que os recursos desta máquina são impressionantes.
A incrível flexibilidade dos helicópteros possibilita que eles voem por quase todos os lugares. Entretanto, isto também significa que pilotar o helicóptero é complicado. O piloto tem de pensar em três dimensões e usar ambos os braços e pernas o tempo todo para manter um helicóptero no ar. É uma tarefa que requer requer treinamento intenso e habilidade, assim como atenção contínua à máquina. 

Características especiais 

Helicópteros possuem atributos que os aviões não têm.

A marca registrada de um helicóptero é a sua habilidade de pairar no ar sobre um ponto qualquer no solo. Enquanto um helicóptero está pairando, ele pode girar no seu eixo para que o piloto possa olhar em qualquer direção. Outra característica do helicóptero é a habilidade de voar para trás e de lado facilmente. Um helicóptero que está voando para frente também pode parar no ar rapidamente e pairar.
Todas estas manobras são impossíveis de fazer com um avião, pois ele precisa voar sempre para frente para gerar sustentação nas suas asas.

Como os helicópteros voam

Imagine que se queira criar uma máquina que voa direto para cima. Nem vamos pensar em descer por enquanto, só subir. Caso se forneça força para cima por meio de uma asa, então ela deve estar em movimento para criar sustentação. As asas geram sustentação desviando o ar para baixo e se beneficiando da reação oposta e igual que resulta disto.

Um movimento rotativo é o meio mais fácil de manter a asa em movimento contínuo. Assim pode-se montar duas ou mais pás em uma árvore central e girá-la de forma muito parecida com as pás de um ventilador de teto. As pás rotativas de um helicóptero são moldadas exatamente como os aerofólios de uma asa de avião, mas geralmente as pás de um rotor de helicóptero são estreitas e finas porque têm que girar muito rápido. O conjunto de pás rotativas do helicóptero é chamado de rotor principal. Se for dado às pás um pequeno ângulo de ataque em relação à árvore e girá-la, as pás começam a gerar sustentação.

Para girar a árvore com força suficiente para levantar o helicóptero, é preciso algum tipo de motor. Os motores a pistão de movimento alternativo a gasolina e as turbinas a gás são os tipos mais comuns. A árvore de acionamento do motor pode se conectar à árvore do rotor principal através de uma transmissão. Esta disposição funciona muito bem até o momento em que o helicóptero sai do chão. Nesse momento, não existe nada que evite que o motor (e assim o corpo do aparelho) gire exatamente como o rotor principal. Desse modo, na falta de algo que evite que o corpo do aparelho gire, ele o fará em direção oposta ao rotor principal. Para evitar que o corpo do aparelho gire, é preciso aplicar uma força a ele.

O modo normal de fornecer força ao corpo do aparelho é anexar outro conjunto de asas rotativas na extremidade uma longa viga. Essas asas são chamadas de rotor de cauda. O rotor de cauda produz empuxo como uma hélice de avião. Produzindo o empuxo na direção lateral, ele age contra a tendência do motor de fazer o aparelho girar. Normalmente, o rotor é acionado por uma longa árvore que sai da transmissão do rotor principal e se conecta a uma transmissão menor no cone de cauda do helicóptero.

O resultado disso é um aparelho como este:
 

Atualmente, o helicóptero vem fazendo parte da vida das pessoas, a cada dia com mais intensidade. Por ser um meio rápido e versátil. Existem inúmeras empresas especializadas em aluguel para transporte executivo, transporte de valores e documentos, vôos panorâmicos, acompanhamento de desmatamento, situação de transito local, reportagens, fotos e eventos. Não esquecendo do papel importante que esses verdadeiros salva-vidas têm quando em operação de resgate e patrulhamento.   
Pilotar um helicóptero, vai além de uma simples profissão. É um dom. E como tudo na vida, é preciso ter paixão pelo que se faz. É preciso amar a arte de ver a vida por outro ângulo, é preciso sentir emoção, ao ver as asas rotatórias desse guerreiro, começarem a girar. Se você se identificou com esse texto, ou sente toda a emoção que descrevi aqui, bem vindo ao clube. Sim, eu sou apaixonada por helicópteros.

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