domingo, 9 de outubro de 2011

Profissão: Piloto

Piloto de avião

"Aquele que regula, a bordo, a direção de uma aeronave"
 
A função das asas é elevar algo pesado ao lugar onde ficam os deuses. Mais do que qualquer outra parte do corpo, elas são de natureza divina.


O que é ser um piloto de avião?

Piloto de avião é o profissional altamente capacitado que realiza vôos em aviões extremamente seguros. O avanço da tecnologia fez com que várias funções dos pilotos fossem substituídas. Este profissional tornou-se um supervisor de sistemas. Ele tem menos funções agora no sentido de controlar o avião de momento a momento. Agora ele programa o computador, determina parâmetros e monitora a automação. A profissão de piloto é uma das mais cobiçadas dentro da aviação civil.

Quais as características desejáveis para ser um piloto de avião?

Para ser um piloto de avião é necessário que o profissional tenha um compromisso com a segurança e se dedique muito aos estudos e treinamentos. Outras características interessantes são:
  • responsabilidade
  • concentração
  • autocontrole
  • controle emocional
  • capacidade de trabalhar sobre pressão
  • capacidade de rápida adaptação às mudanças operacionais
  • capacidade de trabalhar em equipe
  • raciocínio rápido
  • raciocínio espacial
  • paciência
  • agilidade
  • comprometimento
  • disciplina

 Mercado de trabalho

O mercado de trabalho para o piloto de avião está em expansão e a remuneração é acima da média. É uma carreira que está em alta mas o sucesso desta profissão depende muito da vocação, empenho e dedicação. Um mercado que está criando ótimas oportunidades é o do táxi-aéreo, onde empresas aéreas possuem aviões e helicópteros para fretamento (aluguel). Elas têm a mesma programação de treinamento e segurança das grandes empresas aéreas.

A demanda por voos domésticos no Brasil cresceu 24% em 2010, muito acima da expectativa para o ano, que era de 8,5%. Foram 67 milhões de passageiros circulando pelos caóticos aeroportos do país. Como mais voos exigem mais tripulação, houve uma corrida das companhias aéreas para contratar pilotos. No ano passado, as duas maiores companhias aéreas brasileiras, juntas, adicionaram 702 pilotos a seus quadros. Em 2009, foram apenas 73. Para 2011, estão previstas 609 contratações. Nada que lembre o início dos anos 2000, quando a falência da Varig, Vasp e TransBrasil pôs na rua centenas de pilotos, já que as empresas remanescentes não tinham condições de absorvê-los. Muitos deles foram buscar emprego fora do país, principalmente em companhia da Ásia e do Oriente Média. 

Hoje há 650 pilotos brasileiros trabalhando no exterior. É possível que muitos voltem no futuro próximo. Com a estabilidade econômica e a iminência de dois grandes eventos – a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016 -, prevê-se um crescimento constante da demanda por voos e, consequentemente, por pessoal para operá-los. 

Se as perspectivas otimistas se confirmarem, o número de passageiros no Brasil deverá triplicar nos próximos quinze anos. Com tanto vento de cauda, é natural que haja a multiplicação dos profissionais habilitados a comandar aviões de carreira. No ano passado, 392 pilotos receberam a licença de linha aérea – 50% a mais do que em 2009.
Como tudo na vida, é preciso ter paixão pelo que se faz. 

"Não se espante com a altura do vôo. Quanto mais alto, mais longe do perigo. Quanto mais você se eleva, mais tempo há de reconhecer uma pane. É quando se está próximo do solo que se deve desconfiar"
Alberto Santos-Dumont (1873 - 1932)
Inventor e aviador brasileiro

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