sábado, 26 de novembro de 2011

Aeroportos Brasileiros - Rumo ao colapso


 Por definição, aeroportos são as áreas próprias para aterrissagens e decolagens de aviões, que possuam a infra-estrutura e os serviços necessários ao atendimento de cargas, tripulantes e passageiros. O Brasil possui oficialmente, 67 aeroportos, de variadas dimensões e escalas de importância, além de pequenos aeródromos, para aviões menores, bases aéreas, de uso militar, e grandes instalações, como as do Aeroporto Internacional de São Paulo, onde operam diversas empresas de aviação. Localizado na cidade de Guarulhos, o Aeroporto Internacional de São Paulo é o mais movimentado do Brasil. Batizado como Aeroporto Governador André Franco Montoro, mas popularmente conhecido como Aeroporto de Cumbica, é o 36º aeroporto mais movimentado do mundo e o segundo do Hemisfério Sul, logo após o de Sidney, na Austrália. 

Caos aéreo
Foto: migalhas.com.br
  É visível a atual situação aérea do nosso país. O caos já existe, e estamos beirando o colapso. E não estou exagerando. As passagens ficaram baratas demais, e o brasileiro passou a voar com mais frequencia. Resultado: Aeroportos lotados, com uma infraestrutura precária, incapaz de suportar o número de passageiros que decolam e pousam todos os dias.  As empresas aéreas investem em publicidade e descontos quase que impraticáveis, na busca de mais e mais passageiros, mas não atentam para a adequação estrutural. Pecam em não garantir nem o mais elementar direito do passageiro, que é ser informado sobre problemas ou previsão de atrasos, e também por vender mais passagens do que seus aviões podem comportar. Seria necessário um investimento generoso na reforma dos aeroportos e construção de outros novos, além de contratação de mais controladores de vôo e aquisição de equipamentos mais modernos para as torres de controle. Acredito que um dos principais problemas é falta de fiscalização tanto da ANAC como de outras empresas que deveriam fiscalizar corretamente e buscar, aliada ao poder público desenvolver medidas para facilitar o trafego aereo. 

Situação nos aeroportos, em tempo real
Foto: guarulhosweb.com.br (Aeroporto de Cumbica)

Existe um sistema de dados on line, da Infraero, onde é possível consultar a condição atual de um determinado aeroporto. Basta acessar o site, informar o aeroporto desejado e obter todas as informações. Achei super útil. Segue o link
http://www.clicrbs.com.br/aeroportos/jsp/default.jspx?uf=2&local=18&action=aeroportos&s=clicrbs&c=SBGR&m=chegadas&p=1




 O transporte aéreo e seus responsáveis
 A aviação está sob responsabilidade direta do Ministério da Defesa, e é comandada pela Força Aérea Brasileira (FAB). A Aeronáutica, no entanto, não gerencia o setor sozinha. Junto dela estão a Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), estatal responsável pela administração dos 67 aeroportos do país; e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que tem a finalidade de regular e fiscalizar as atividades de aviação civil e de infra-estrutura aeronáutica e aeroportuária. A Anac, como o próprio nome explica, é o único dos três órgãos comandado por uma autoridade civil. 
 


 Onde está a raiz do problema?
 O caos e a incerteza que dominam o setor aéreo são resultado de uma série de problemas interligados. Os recursos da área são mal administrados; os aeroportos não têm estrutura para atender a atual demanda; faltam controladores de tráfego aéreo, e os que estão aí não têm boas condições de trabalho; os radares têm zonas cegas; as comunicações por rádio falham. Basta que um desses elos da corrente não funcione para que todos os outros sejam comprometidos. Como estão todos na iminência de falhar, a vulnerabilidade do sistema - que há muito ultrapassou o seu limite - é gritante.
 O choque entre um jato Legacy americano e o vôo 1907 da Gol em setembro de 2006, que derrubou o último na selva de Mato Grosso e matou as 154 pessoas a bordo, foi o episódio que chamou definitivamente a atenção da população brasileira para a precariedade do setor de transporte aéreo do país. No entanto, o acidente, junto da greve branca dos controladores de vôo que gerou o apagão aéreo original, foram só dois dos estopins de um colapso que já estava anunciado. Enquanto o movimento de passageiros no país cresceu em ritmo acelerado nos últimos três anos - 19% só em 2005 - , o investimento oficial em infra-estrutura de controle aéreo, equipamentos e formação de equipes seguiu o caminho inverso - foi reduzido quase à metade.


E esse caos...  tem solução? 
 Não há soluções prontas, mas existem medidas que podem amenizar a situação.  Um bom começo seria a criação de um plano aeroviário nacional que estabelecesse uma política clara de reformulação e reorganização da infra-estrutura aeroportuária. Para isso, o governo precisa gastar menos em obras vistosas como reformas milionárias de aeroportos - que são sim necessárias, desde que conduzidas de forma transparente - e mais no setor do tráfego aéreo onde a gente não vê - como os centros de controle de vôo.
No caso dos rádios problemáticos, uma saída para fugir das interferências é substituir a comunicação via rádio pela via satélite, solução que tem funcionado até em países como a Costa Rica. Sobre os controladores, desmilitarizados ou não, é preciso formar e manter mais profissionais do que exige a demanda no dia-a-dia dos aeroportos. Para além das soluções pontuais que já foram apontadas por diversos especialistas, o que falta mesmo é agilidade do governo em reconhecer o desastroso desempenho administrativo que ocasionou a leva de problemas aeroportuários, e corrigi-los de forma a resolver esse problema o mais rápido possível. 

Bom, gente... Espero que tenham curtido o post. Foi um desabafo, ao descaso com a atual situação. Gostaria de ter boas notícias a respeito disso tudo, para postar em um futuro bem próximo. Tenham todos uma boa semana. Um abraço beeeeem forte em cada um que passar por aqui. Até a próxima semana :) 

2 comentários:

  1. Bom dia querida blogueira Debora, como de costume, resolvi dar uma olhada no seu blog nesse final de semana e como já esperado, me deparei com mais uma bela reportagem a cerca do caos nos aeroportos brasileiros, você está de parabéns, realmente estamos enfrentando uma grande crise no nosso sistema aeroviário brasileiro, quem necessita de utilizar esse transporte algumas vezes, sabe muito bem do que estou falando.
    Continuo seguidor inquestionável do seu blog, que com muita inteligência e carisma, me conquista a cada semana, um pouco à mais.
    Beijos.
    Leonidas.

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  2. Leonidas

    Escrevo meu blog com muito carinho e dedicação para vocês. Fico feliz por estar atingindo o objetivo principal, que é escrever pra pessoas inteligentes, que entendem do assunto, e acima de tudo, estar agradando, a cada publicação.

    Muito obrigada.

    Debora

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