domingo, 4 de dezembro de 2011

Medo de Voar - Ele está mais presente do que imaginamos

Cerca de 40% dos brasileiros têm medo de voar. Há pessoas que, só de pensar em voar de avião são invadidas por uma ansiedade imensa e por pensamentos recorrentes que causam muito mal-estar. Outras nem sequer conseguem se imaginar entrando em uma aeronave. Vencer este medo significa uma libertação muito importante. Libertando-se desse medo, vai poder aproveitar todas as oportunidades e a desfrutar de toda a liberdade de ir e vir com rapidez, conforto e segurança que uma viagem de avião proporciona.
Embora reconhecido pela maioria das pessoas,  como o meio de transporte mais seguro que existe - as estatísticas mostram que para cada 1,32 milhões de passageiros de avião apenas um poderá morrer em acidente aéreo, enquanto mais de 265 poderão morrer no trajeto até o aeroporto - para quase metade da população brasileira voar é algo aterrorizante.
O sofrimento gerado pelo medo de voar é intenso e provoca uma cadeia de reações físicas desagradáveis: pensamentos negativos, crises de choro e reações físicas como palpitações, sudorese, tremores, desconforto abdominal, falta de ar, náusea, desconforto no peito, vertigem, etc.

Essa fobia, além de gerar constrangimentos às pessoas, pode prejudicar também sua vida social e profissional. Algumas pessoas chegam a recusar excelentes empregos ou a perder maravilhosos passeios por temerem o ato de voar. Outras se refugiam no efeito do álcool e tranqüilizantes para "enfrentar” a viagem. O medo de voar pode estar relacionado a diversos fatores isolados ou concomitantes: medo de acidente, medo de ficar em lugares fechados, medo de altura, medo da perda de controle, e outros.
Felizmente, com o desenvolvimento da Psicologia Comportamental e Cognitiva, a cura do medo de voar e de outras fobias correlatas passou a ser atingida com um alto índice de sucesso - acima dos 90%.

O medo de voar, em si, é normal. Até os mais experientes sentem aquele gelinho na barriga durante a decolagem ou aterrisagem, sobretudo, quanto o tempo não está ajudando muito.
Algumas dicas simples que podem te ajudar, se vc sente medo: não fique pensando muito dias antes da viagem, pense sim no fim dela como vai será o lugar onde vai estar, aceite o medo de voar, não se reprima isso vai fazer com que se acostume ao ambiente naturalmente, entrar no avião sentar-se e conseguir dormir é ótimo, isso impedirá que você fique pensando no seu medo,se ficar acordado procure relaxar e se acostumar a viagem, não que seu medo irá embora totalmente, isso é inevitável quando se trata de avião, mas irá saber como lidar com a situação e se controlar com os sentimentos de medo que tinha antes. E lembre-se sempre: Roupa confortável e calçado confortável são indispensáveis. Se você estiver bem fisicamente, vai ficar mais fácil atingir o relaxamento e confiança que precisa, pra fazer uma boa viagem.

Um abraço e até a próxima semana!! *_*

 

Um comentário:

  1. Bom dia querida blogueira Debora, voltei a pesquisar o seu blog e mais uma vez adorei a materia sobre o "medo de voar", já tive muito esse problema no inicio de meus võos, lembro-me muito bem do não medo, mas da sensação de euforia, misturada com adrenalina, que sinti no meu primeiro vôo em um Boeing, já faz um bom tempo, mas até hoje ainda lembro da sensação pré vôo e o sentimento estrondoso que senti ao levantar vôo, bons tempos, atualmente vôo em aviões menores, mas o friozinho na barriga é inerente aos pousos e decolagens.
    Abraços
    Leonidas
    leonidas.atenas@gmail.com

    ResponderExcluir