domingo, 18 de dezembro de 2011

Aviação - Que mundo curioso!!

Uma edição de "você sabia?" sobre esse assunto que eu amo tanto...


Você sabia que alguns aviões chegam a ter 18 rodas em seu trem de pouso? O número delas depende do peso da aeronave. Os pneus têm câmara e são enchidos com nitrogênio, caso contrário eles explodiriam durante a aterrisagem. Nesse momento, em que os freios do avião são acionados, os pneus esquentam muito, atingindo a temperatura de nada menos que 80ºC.
A vida útil dos pneus é contada pelo número de aterrisagens, mais ou menos 250. Os pneus de aeronaves podem ser recauchutados até 7 vezes, embora essa prática seja pouco utilizada, visando a segurança dos passageiros e tripulação. Para as grandes empresas aéreas, essa economia com pneus não compensa o risco. As empresas menores, ainda fazem isso. Daí a explicação (um dos motivos) para a diferença no valor das passagens aéreas.


Os tanques de combustível dos aviões ficam predominantemente nas asas. Um avião de grande porte, pode levar até 216 mil litros de combustível. Por um momento pensei: "Devo esquecer tudo o que sei sobre peso, gravidade, aerodinâmica, densidade, temperatura e pressão. O que faz um avião sair do chão é dinheiro". Gente, é muita grana pra se abastecer um avião.


Quando a aeronave está em uma altitude de 12 mil metros, a temperatura ao lado de fora pode chegar em 50º negativos.


Quanto mais baixo o avião está voando, mais combustível ele está gastando. A resistência do ar é maior em baixas altitudes e o número de nuvens também interfere na eficiência dos motores, fazendo a aeronave consumir mais. 


O aeroporto de carga aérea mais movimentado do mundo é o Aeroporto Internacional de Memphis, no Tennesse, EUA. Ali está localizado o centro operacional da Fedex. Desconfio que as primeiras cenas de "O Náufrago" foram gravadas lá. :)


O aeroporto de maior altitude e pista mais longa é o Qamdo (diz-se Chando) e está localizado em Bangda, Tibet. Fica a 4.334 metros de altitude e sua pista principal tem nada menos do que 5.500 metros de extensão. Nada mal.


O Aeroporto de São Paulo - Cumbica - Guarulhos, é considerado o maior do Brasil. O primeiro pouso de um Airbus A380 em solo brasileiro, foi realizado neste aeroporto, que inclusive já foi tema de documentário exibido pela Discovery Channel.



O Aeroporto de Viracopos, tem esse nome, por estar localizado em uma área de Campinas SP, onde predomina a existência de bares, botecos e afins. Na época da construção do aeroporto esse local era sinônimo de desavença, arruaça e bebedeira. :O (Será que mudou?)

Falando em curiosidades, olhem esse helicóptero voando com a hélice central parada. Que medooo  :O


Bom, esse foi o post de hoje. Light, mas não fugindo do assunto principal. Espero que meus leitores curtam. Um beijo no coração de cada um, e até a próxima semana. s2



Nenhum comentário:

Postar um comentário