sábado, 2 de fevereiro de 2013

Yes, estamos crescendo! Ampliação do Salgado Filho, em Porto Alegre.


Pátio das aeronaves e balcões de check-in serão reformados. Estima-se que em 2014, cerca de 9 milhões de pessoas passem por aqui.

As obras de ampliação do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre - RS, começam no dia 25 de fevereiro. A Infraero emitiu nesta sexta-feira, a ordem de serviço para o início dos trabalhos, que terão a duração de 14 meses. As reformas permitirão que haja mais sete posições para aeronaves na pista, que atualmente tem estrutura para 25, sendo cinco com pontes de embarque.


A obra, que será executada pelo consórcio vencedor da licitação da contratação integrada, prevista no Regime Diferenciado de Contratações (RDC), terá um custo aproximado de R$ 79,6 milhões.


Na ampliação, estão previstas mais duas pontes de embarque, 18 balcões de check-in, outras seis novas escadas rolantes e elevadores, além de novas esteiras. O edital de licitação deve ser publicado até março.

O Salgado Filho possui capacidade para receber até 13,1 milhões de passageiros por ano. O investimento mais recente foi a construção de uma nova área de check-in e de embarque. Em 2012, 8,2 milhões de viajantes passaram pelo terminal. Para 2014 são esperados 8,8 milhões de passageiros, incluindo a movimentação decorrente da Copa do Mundo.



Segurança
A atualização do sistema de pousos por instrumentos (ILS) do Salgado Filho (passando da categoria I para a II) deverá estar concluída ainda no primeiro semestre deste ano, com R$ 37,2 milhões em investimentos na parte de infraestrutura de pista e de balizamento. Isso melhorará as condições para pousos em condições meteorológicas adversas.
A Infraero destaca que após a instalação dos equipamentos, o sistema deverá ser avaliado e homologado pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) e pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Com o aprimoramento, as condições mínimas passarão de 550 metros de visibilidade e teto de 60 metros (do atual ILS Categoria I) para 300 metros de visibilidade e teto de 30 metros (Categoria II).
Bom, espero que os contratos sejam cumpridos, bem como os prazos. Sabe-se que ampliação de aeroporto não é algo tão simples assim. E sabe-se também que nas entrelinhas existem coisas que nós, simples mortais, custamos a entender. Um dado interessante, e porque não dizer curioso disso tudo é que existe a preocupação com uma certa licitação para instalação de uma lanchonete de 'frozen yogurt' no antigo Terminal 2 do Salgado Filho. Tudo bem, concordo que toda melhoria é válida, e quanto mais opções, melhor para o cliente. Mas já que se quer incrementar os serviços, deveria licitar uma lanchonete, um restaurante, mas limitando-se a não especificar o ramo. Frozen Yogurt? Fala sério. 
Vamos aguardar, para ver o final disso tudo. Quando estiver pronto, quero visitar para ver se o investimento valeu a pena. 

Bom final de semana e até outra hora.   o/
:D

Nenhum comentário:

Postar um comentário