sábado, 28 de janeiro de 2012

Pit Stop de Avião - Você sabe como funciona?

O que realmente acontece entre  pouso e a próxima decolagem?

Nos aproximadamente 20 minutos que separam o pouso da decolagem seguinte, pelo menos quatro equipes tomam o avião ao mesmo tempo: limpeza, combustível, alimentos e bagagens. Por isso, na escala de um vôo doméstico, por exemplo, cerca de 16 pessoas trabalham simultaneamente na mesma aeronave. Essa pressa toda não é uma exigência apenas da empresa aérea, interessada em deixar o avião parado o menor tempo possível: o corre-corre do pit stop segue regras estabelecidas por órgãos internacionais de aviação e pela vigilância sanitária. Atrasos, portanto, significam multas para a companhia aérea, além de gerar um tremendo desconforto para quem espera na sala de embarque. Aeroportos muito movimentados, como o de Congonhas, em São Paulo, e o Santos Dumont, no Rio de Janeiro, repetem esse processo cerca de 300 vezes por dia. Obviamente que se todo mundo resolvesse fazer corpo mole e atrasar o trabalho, ficaria dificil manter a ordem.


Como funciona...

Alguns minutos antes do pouso, a torre informa ao piloto e à companhia aérea qual o número da vaga que o avião deverá ocupar no aeroporto. Assim que as equipes de manutenção sabem onde ele vai parar, seguem para o respectivo local , área próxima ao bico da aeronave onde podem aguardar até ter autorização para começar a operação

Parando o avião...
 O mecânico da companhia aérea ajuda o piloto a parar o avião no lugar certo e coloca um calço na roda dianteira. Depois de estacionar, o piloto desliga a turbina e o "pisca-pisca" do sistema de anticolisão. Esse procedimento é obrigatório e serve como sinal de partida para as equipes: assim que o pisca apaga, elas entram em ação

Exatos 20 minutos depois....
 Quando está tudo pronto e o embarque concluído, o piloto pede autorização para decolar. Decolagem autorizada, é hora de entrar em ação o trator de pushback, que empurra o avião de volta à pista. Para empurrar aviões de até 600 toneladas, esses veículos chegam a ter 1 200 cavalos - 20 vezes a força de um carro popular

Despacho das malas
 A mala que você despacha no check-in segue por uma esteira até o pátio do aeroporto, onde vários funcionários fazem uma triagem. Eles distribuem as malas em diferentes carrinhos, um para cada avião. Quando a companhia encerra o check-in de um vôo, o carrinho com a bagagem dele segue para o avião
E no bagageiro... 
 Assim que a turbina é desligada, a equipe de descarga abre os porões, como são chamados os bagageiros do avião. Eles identificam as malas que devem descer pela etiqueta colada na alça e transferem-nas para o carrinho, que segue para o setor de desembarque. E, então, enchem os porões com as malas que vieram do check-in

Como é o porão, por dentro?
 O tamanho e o número de porões em uma aeronave muda de acordo com o modelo. Mas eles ficam sempre sob os passageiros e são iguais dos dois lados, para manter o equilíbrio do avião. Pelo menos um dos porões tem controle de temperatura e pressão, para levar materiais sensíveis e animais vivos

Malas, malas... ai esse assunto rende viu..
No setor de desembarque, outra equipe está a postos, aguardando o carrinho que traz as malas do avião. Quando ele chega, esses funcionários transferem a bagagem para uma esteira, que corre da área externa para a área interna do aeroporto, indo diretamente aos passageiros
Quem cuida da limpeza?
O pessoal da limpeza só pode entrar no avião quando o último passageiro desembarca. Então eles têm de cinco a dez minutos para fazer o seu trabalho, antes de começar o próximo embarque. Duas pessoas seguem para a cabine para catar todo o lixo deixado nas poltronas e no corredor

Um trabalho árduo..
Se alguém passar mal, e vomitar durante o vôo, o pessoal da limpeza tem de tomar um cuidado especial para tirar o odor e evitar contaminação, caso o mal-estar tenha sido provocado por alguma doença contagiosa. Eles isolam a área, aplicam desinfetante e bactericida e, se necessário, trocam a almofada do assento

E os banheiros...
Uma pessoa se dedica exclusivamente ao banheiro. Ela troca o papel, passa desinfetante e recolhe o lixo em uma sacola branca, para não confundir com o resto do lixo. Como esse material tem risco maior de contaminação, ele é incinerado, enquanto o resto é reciclado

H2O, ah se não fosse ela...
Por fim, entra em ação um carrinho com uma bomba de ar e dois reservatórios: um com água potável e outro para recolher o esgoto. Ele suga o esgoto e manda água para o banheiro. Em seguida, injeta no reservatório da latrina a mesma substância usada em banheiros químicos para evitar bactérias e possíveis odores. 


Hora de abastecer
As empresas responsáveis pelo combustível mantêm postos de abastecimento dentro do aeroporto, longe da pista, onde guardam centenas de milhares de litros. Quando a companhia aérea pede o abastecimento de um avião, é dali que os caminhões-tanque tiram o combustível

Curiosidades sobre o combustivel utilizado
 O combustível utilizado é um querosene especial, que tem a densidade diferente dos combustíveis normais, e não congela.
O caminhão-tanque filtra o combustível para evitar que sujeiras passem para o avião. Então conecta a mangueira sob uma das asas, onde ficam os tanques, e transfere o combustível. Raramente se enche o tanque, afinal avião mais leve é sinal de economia de combustivel


Sobre os alimentos a bordo
A comida servida no avião é preparada em uma cozinha industrial instalada dentro do aeroporto. No cardápio, nada de comidas pesadas nem que dêem gases e, por medida de segurança, o piloto e o co-piloto nunca comem o mesmo prato. De Congonhas, em São Paulo, saem 17 mil refeições por dia (90% de sanduíches), sem contar as barrinhas de cereais
A comida segue para os aviões em caminhões especiais, com uma caçamba que sobe até a porta do avião. Ela traz os trolleys - carrinhos com rodas usados no serviço - com até 56 bandejinhas cada um. Além dos trolleys com comida, alguns caminhões também levam bebidas, material descartável, jornais e revistas

Tem alguém com fome aí?
 A comida quente é aquecida no próprio avião. Ela não chega dentro das bandejinhas, mas, sim, em grades que se encaixam no forno. Todo o procedimento de preparação das refeições individuais, acontece no galley, a área de trabalho dos comissários. Ali ficam o forno e o espaço para encaixar os trolleys, maletas de comida quente e acessórios.

 Bem diferente de um pit stop automobilístico, naturalmente. Poucos minutos, para que uma equipe de gente responsável e ágil, deixe tudo em ordem para a próxima viagem. Vários segmentos, que devem funcionar como um corpo humano. Nenhum membro deve falhar, ou comprometerá todo o resto. Nenhum é mais importante que o outro. Todos são indispensáveis, todos são extremamente necessários. 

Por hoje é só. Um beijo no coração de cada um, e até a próxima semana. *_*


Nenhum comentário:

Postar um comentário