Todo avião necessita de inspeção e manutenção preventivas constantes, sendo que estes trabalhos são normatizados e fiscalizados pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). Para que um mecânico de avião possa exercer suas atividades, deve ter pelo menos duas de três possíveis homologações:
- Grupo-Motopropulsor - GMP (obrigatória)
- Grupo-Célula - CEL (obrigatória)
- Grupo-Aviônicos - AVI (opcional, porém o profissional mais requisitado pelas empresas aéreas hoje é o que possui também esta carteira)
O Mecânico de Avião que possui as homologações de GMP e CEL é responsável por todos os componentes mecânicos e estruturais de uma aeronave, incluindo os motores, caixas de engrenagens, controles de vôo, trens de pouso, sistema hidráulico, ar condicionado, sistema anti-gelo e sistemas de combustível. O mecânico deve examinar, testar e reparar todos os componentes listados acima.
Já o Mecânico de Avião que possui a homologação de AVI é responsável por todos os instrumentos da cabine de comando usados para operar a aeronave, incluindo equipamentos de radar, comunicação, navegação, comandos eletrônicos de vôo, bem como todo o sistema de geração elétrica e distribuição na aeronave.
O profissional inicia sua carreira como auxiliar, acompanhando os mecânicos na realização dos trabalhos de inspeção, reparo, troca de componentes e na liberação de aeronaves para retorno ao vôo. Após o período de 3 (três) anos, tempo necessário para adquirir experiência em uma aeronave da empresa na qual trabalha, o mecânico auxiliar fará a prova prática com um Inspetor da ANAC, que o aprovará nas especialidas que foram exercidas até a data da prova. A partir deste momomento o auxiliar passa a ser um Técnico de Manutenção de Avião e estará habilitato a todas as responsabilidades que este trabalho exije, e irá analisar, diagnosticar e reparar os mais serios problemas que aparecerão ao longo de sua complexa carreira.
Como ingressar na carreira?
Para se tornar um profissional na área de manutenção de avião, você precisa fazer o curso em uma Escola de Aviação devidamente homologada pela ANAC.
O curso é dividido em quatro módulos: Básico, Grupo-motopropulsor, Célula e Aviônica.
O curso é dividido em quatro módulos: Básico, Grupo-motopropulsor, Célula e Aviônica.
Básico - Neste módulo você aprenderá o necessário para iniciar os módulos de especialização. Mas não pense que é tão básico assim, o módulo é dividido em 13 capítulos, onde você terá matérias como peso e balancemento de aeronaves, passando por fundamentos de motores e geradores elétricos, aerodinamica entre outros. - Tempo mínimo do módulo: 08 meses
- GMP (Grupo motopropulsor) - Neste módulo você estará habilitado a trabalhar com todos os tipos de motores de aviação geral (convencional ou a reação), todos os sistemas de hélices e rotores, e com todos os sistemas dos grupos moto-propulsores. - * Tempo mínimo do módulo: 04 meses
- CEL (Célula) - Esta é a especialidade que concentra os sistemas de pressurização, ar condicionado, pneumático, sistemas hidráulicos. Também é nesta habilitação que você vai poder trabalhar na estrutura de aviões e helicópteros em geral. - * Tempo mínimo do módulo: 04 meses
- AVI (Aviônicos) - Esta habilitação permite que você trabalhe em todos os componentes elétricos e eletrônicos de aeronave,
como por exemplo: instrumentos de navegação, rádio-navegação e rádio-comunicação. - * Tempo mínimo do módulo: 04 meses
* O tempo do curso poderá ser maior que os tempos acima citados (nunca menor), pois existe a possibilidade das escolas homologadas alterarem estes para atender a necessidades próprias (feriados, recessos etc).
Requisitos para se inscrever em um curso de Mecânico de Aviões:
- Ter no mínimo 18 anos, a serem completados até o final do curso.
- Ensino médio completo com o certificado de conclusão reconhecido pelo MEC.
Documentos necessários:
- Ficha de Inscrição/matrícula preenchida, (fornecida pela escola ou aeroclube)
- Diploma de conclusão do nível médio.
- Título de eleitor CPF dos alunos Certificados de Reservista ou Alistamento Militar
- 01 fotografia 3×4 recente
- Comprovante de pagamento de taxa de inscrição, se for o caso.
- Outros que se façam necessários, a critério da unidade de instrução.
- Exames da ANAC
- Inscrições para as provas da ANAC
- Após o Exame da ANAC
“A profissão de Mecânico de Avião exige compromisso, responsabilidade e profundo conhecimento técnico e é sem dúvida nenhuma, apaixonante...” Gengo, Mecânico de Avião
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